Um vídeo comovente viralizou nas redes sociais, mostrando o relato de Théo Luis Resende Custódio, aluno do projeto Bombeiros Mirins de Palhoça, sobre como salvou um bebê usando a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros.
“Eu quero contar uma experiência que vivi. Acho que salvei – e nunca vou esquecer – um bebê de três meses”, disse Théo no vídeo. O bebê, na verdade, tinha seis meses.
Théo aprendeu a manobra de Heimlich durante o curso de formação do Bombeiro Mirim em sua escola. O vídeo foi compartilhado nesta semana pelo Corpo de Bombeiros.
No vídeo, Théo explica que o engasgo aconteceu porque o bebê tomou leite muito rápido. O menino estava em um ateliê de costura com sua madrinha quando o incidente ocorreu.
“Teve um momento em que pensei: o que devo fazer? Eu salvo ou não? Tive muita autoconfiança e o salvei, com a manobra que aprendi no bombeiro mirim”, contou.
Ele detalhou que a mãe do bebê, conhecida deles, ajudou a posicionar a criança. “Dei cinco tapas nas costas, virei, e vi se ele estava bem. Ele engasgou de novo, e repeti: um, dois, três, quatro, cinco. Depois disso, ele ficou bem”, relatou. veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
A avó de Théo, Glória Siqueira Resende da Silva, explicou que o episódio aconteceu em 16 de julho, mas o relato foi feito na escola nesta semana. Ela também mencionou que a mãe do bebê, Ciloca, foi quem compartilhou a história.
Segundo Ciloca, “Theo foi muito seguro ao aplicar a manobra no meu filho. Gael, que às vezes engasga com o leite, se engasgou naquele dia, e o Theo soube exatamente o que fazer. Sigo muito grata ao Corpo de Bombeiros e ao Theo por sua coragem.”
O Corpo de Bombeiros de Palhoça reforçou a importância de todos, independentemente da idade, conhecerem técnicas básicas de primeiros socorros.
Como agir em caso de engasgamento de bebês:
- Mantenha a calma.
- Vire o bebê de bruços sobre o braço.
- Use os dedos indicador e médio para manter o queixo da criança e a boca aberta.
- Mantenha a barriga do bebê para baixo e a cabeça levemente inclinada.
- Dê leves tapas nas costas até liberar as vias aéreas.
Quando o bebê voltar a respirar, ele começará a chorar. Coloque-o com as costas no seu peito e limpe qualquer secreção da boca ou nariz.
Da Redação com G1