No último domingo (3 de novembro), quase cinco mil candidatos foram eliminados durante o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em coletiva de imprensa, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a informação e destacou que, apesar das eliminações, não houve intercorrências graves durante a aplicação do exame.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que 4.999 candidatos foram eliminados, enquanto 689 ocorrências logísticas foram registradas em todo o país, incluindo emergências médicas e quedas de energia elétrica. As eliminações ocorreram por motivos como tentativa de sair da sala com o caderno de respostas antes do tempo permitido, posse de aparelhos eletrônicos, saída antecipada do local, uso de materiais de consulta não autorizados e desobediência às orientações dos fiscais.
A taxa de abstenção foi de 26,6% entre os mais de 4,3 milhões de inscritos, menor que nos anos anteriores: em 2023, foi de 28,1%, e em 2022, de 28,3%.
Os candidatos que realizaram a prova responderam a 90 questões, divididas entre Linguagens (incluindo Língua Portuguesa e Língua Estrangeira) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Além disso, tiveram de produzir uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
As notas individuais do exame serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo (10 de novembro), os candidatos retornarão aos locais de prova para responder a mais 90 questões, desta vez de Matemática e Ciências da Natureza.
Da Redação com Por Dentro de Tudo