O Pix, serviço de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), tornou-se a principal forma de pagamento no Brasil, superando o uso de dinheiro em espécie. Após quatro anos de operação, a ferramenta é utilizada por 76,4% da população, sendo a mais frequente para 46% dos entrevistados. Esses dados são da pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, divulgada pelo BC nesta quarta-feira (4).
Crescimento do Pix
Na edição de 2021, poucos meses após seu lançamento, o Pix era usado por 46% da população, mas apenas 17% o utilizavam com maior frequência. Agora, além de liderar, o serviço alcançou um recorde próximo de 240 milhões de transações em um único dia.
Comparativo com outros meios de pagamento
- Cartão de débito: Utilizado por 69,1% da população e mais frequente para 17,4%.
- Dinheiro em espécie: Usado por 68,9% dos brasileiros, sendo o mais frequente para 22%. Em 2021, esse número era bem maior, com 83,6% de adesão e 42% de frequência.
- Cartão de crédito: Adotado por 51,6%, é o meio mais frequente para 11,5%. Nos estabelecimentos comerciais, contudo, lidera com 42% de uso, superando o Pix (25,7%).
Perfil do uso de dinheiro
Apesar do crescimento do Pix, o uso de cédulas e moedas segue relevante, especialmente entre pessoas de menor renda:
- Renda até 2 salários mínimos: 75% utilizam dinheiro em espécie.
- Renda acima de 10 salários mínimos: O índice cai para 58,3%.
Idosos também apresentam maior uso de dinheiro: 72,7% das pessoas acima de 60 anos optam pelo meio físico, enquanto entre jovens de 16 a 24 anos, o percentual é de 68,6%.
Sobre a pesquisa
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 28 de maio e 1º de julho, incluindo caixas de estabelecimentos comerciais, em todas as capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. A margem de erro é de 3,1%, com um nível de confiança de 95%.
O Banco Central reforça que o dinheiro físico ainda tem papel importante, especialmente em segmentos específicos, e segue investindo na divulgação e gestão do meio circulante brasileiro.
Da Redação com informações da Itatiaia/IA