WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentaram instabilidade e ficaram fora do ar no Brasil na tarde desta quarta-feira (11). Usuários também relataram problemas no Messenger e no WhatsApp Business.
A Meta, empresa responsável pelas plataformas, reconheceu os problemas e informou que estava trabalhando em uma solução. “Estamos começando a observar um retorno à normalidade para a maioria dos usuários e esperamos que tudo esteja resolvido em breve”, declarou a companhia. Entretanto, a Meta não emitiu comentários sobre as falhas no Instagram e no Facebook. Os serviços começaram a ser parcialmente restabelecidos por volta das 15h30.
O site Downdetector, que monitora problemas em plataformas digitais, registrou mais de 70 mil reclamações sobre dificuldades no WhatsApp, principalmente relacionadas ao envio de mensagens (69% dos casos). Também houve relatos de falhas no login. Usuários relataram que o app não carregava áudios, fotos ou mensagens, afetando o funcionamento geral.
Além disso, o Instagram registrou mais de 3.400 notificações de falhas, enquanto o Facebook teve 1.300 queixas. Muitos usuários recorreram ao X (antigo Twitter) para relatar as falhas e criar memes sobre a situação.
A instabilidade também foi notada em outros países, incluindo Argentina, Colômbia, Canadá, México, Estados Unidos e Índia, demonstrando um impacto global.
Da Redação com G1