Aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412) começam a receber os pagamentos de dezembro a partir desta sexta-feira (20). Os depósitos seguem até o dia 8 de janeiro.
Os beneficiários com rendimentos acima de um salário mínimo terão os pagamentos liberados a partir do dia 2 de janeiro, com as liberações ocorrendo até 8 de janeiro.
Critério de pagamento
As datas são definidas pelo número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço. Este é o último mês em que beneficiários afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul têm o depósito no primeiro dia do calendário.
Pagamentos pelo INSS
O INSS realiza mensalmente o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios, entre previdenciários e assistenciais. Destes, 28 milhões correspondem a valores de até um salário mínimo, enquanto 12 milhões têm benefícios superiores ao piso. Cerca de 6 milhões dos pagamentos são assistenciais e 34 milhões previdenciários.
Calendário para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 20 de dezembro
- Final 2: 23 de dezembro
- Final 3: 26 de dezembro
- Final 4: 27 de dezembro
- Final 5: 30 de dezembro
- Final 6: 2 de janeiro
- Final 7: 3 de janeiro
- Final 8: 6 de janeiro
- Final 9: 7 de janeiro
- Final 0: 8 de janeiro
Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro
- Finais 3 e 8: 6 de janeiro
- Finais 4 e 9: 7 de janeiro
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro
Como consultar o extrato do benefício?
Os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS e utilizar a função “Extrato de Pagamento”. Para quem não tem acesso à internet, a consulta pode ser feita pela Central 135, informando CPF e dados cadastrais.
Existe prazo para saque do benefício?
O saque deve ser realizado até o fim do mês seguinte à disponibilização do benefício. Após esse prazo, os valores retornam ao INSS. Para recuperar valores devolvidos, o beneficiário deve procurar uma agência da Previdência Social.
O que fazer se o titular não conseguir sacar o benefício?
É possível nomear um procurador autorizado pelo INSS ou representantes legais cadastrados.
Como solicitar o pagamento de benefício não recebido?
A solicitação pode ser feita no site ou aplicativo Meu INSS, acessando a opção “Agendamentos/Requerimentos” e pesquisando por “não recebido”. Caso necessário, o INSS informará sobre a obrigatoriedade de atendimento presencial.
Para mais informações, acesse o Meu INSS ou ligue para a Central 135.
Da Redação com O tempo