O piloto de um avião de pequeno porte morreu após a aeronave que estava explodir após ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9) e cair na praia. Um casal e seus dois filhos foram resgatados com vida.
O Corpo de Bombeiros paulista relatou que os tripulantes foram levados conscientes ao hospital; já o piloto teve que ser retirado das ferragens para passar por reanimação após parada cardiorrespiratória. De acordo com a GloboNews, uma pessoa que estava na praia foi socorrida pelo SAMU com fratura. A administradora do aeroporto de Ubatuba relatou que uma mulher e criança também foram atingidas.
Ver essa foto no Instagram
O avião acidentado é um Cessna 525, com matrícula PR-GFS, fabricado em 2008. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
com informações de G1