Receber chamadas de números desconhecidos é uma situação comum para muitos brasileiros. Contudo, poucos sabem que é possível restringir essas ligações incômodas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela regulamentação e fiscalização do setor, oferece orientações e serviços para lidar com essa questão.
Novas medidas da Anatel para combater chamadas indesejadas
Recentemente, a Anatel anunciou que intensificará a fiscalização das chamadas indesejadas. De acordo com a especialista Lila Cunha, as operadoras de telefonia fixa e móvel agora são obrigadas a enviar relatórios mensais à Anatel por meio do sistema Coleta de Dados Anatel, lançado em janeiro deste ano. Esses relatórios devem incluir detalhes de chamadas suspeitas, como aquelas com indícios de falsificação de números.
O objetivo dessa iniciativa é coletar informações que possam ser usadas para proteger os consumidores e evitar abusos por parte das empresas.
Como bloquear chamadas indesejadas no celular
Uma das formas mais práticas de restringir ligações de telemarketing e outras ofertas é utilizar o sistema Não Me Perturbe. Veja como funciona:
- Cadastro no sistema
Acesse o site oficial do Não Me Perturbe e realize seu cadastro. - Prazo de bloqueio
Após 30 dias do cadastro, você deixará de receber uma série de ligações indesejadas. - Empresas abrangidas pelo sistema
Atualmente, o bloqueio cobre chamadas de telemarketing das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
Além disso, inclui instituições financeiras como Agibank, BMG, BRB, BV, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, e muitas outras.
Essa é uma solução eficiente para reduzir incômodos e garantir maior tranquilidade ao consumidor.
Dica extra
Fique atento ao prefixo obrigatório que as empresas devem usar em chamadas de telemarketing. Essa identificação facilita a identificação e o bloqueio das ligações.
Para mais dicas sobre como proteger seus direitos como consumidor, fique ligado nas atualizações da Anatel e utilize as ferramentas disponíveis.
Da Redação com Fdr