A apresentadora Ana Maria Braga precisou de atendimento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), após ser picada por um escorpião na noite deste sábado (1º). O incidente aconteceu em sua propriedade rural, localizada na cidade de Bofete (SP).
Conforme a equipe médica, Ana Maria foi assistida pelo setor de infectologia e seu estado de saúde era estável no momento do atendimento. Após os cuidados necessários, ela recebeu alta e passa bem.
A assessoria da apresentadora confirmou que ela procurou ajuda médica imediatamente após o ocorrido. Pouco depois, nas redes sociais, Ana Maria compartilhou imagens de sua fazenda, chamada “Fazenda Paraíso”, e expressou seu carinho pelo local.
“Como eu amo essa fazenda. Tem lugares que a gente se sente bem, né? Aqui eu até respiro diferente”, publicou.
Para evitar escorpiões, é importante manter a casa limpa e vedar buracos e frestas. É também importante combater a proliferação de insetos, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões.
Algumas medidas preventivas são:
- Manter o lixo em sacos fechados ou em recipientes com tampa
- Colocar telas nas janelas e ralos
- Feche portas e janelas ao entardecer
- Afastar camas e berços das paredes
- Manter o quintal limpo e sem entulhos
- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas
- Manter os rodapés íntegros e pregados na parede
- Examinar roupas e calçados antes de usá-los
- Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção
Em caso de picada, é importante lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico. O tratamento é feito com soro antiescorpiônico, que é gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).