O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (4). Os interessados devem se cadastrar pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 7 de fevereiro. Conforme o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas mais de 112 mil vagas ao longo do ano, distribuídas em dois períodos de seleção – um no primeiro semestre e outro no segundo. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro.
As regras e o cronograma do processo seletivo estão detalhados no Edital nº 3/2025, publicado em janeiro. Para concorrer, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 450 pontos na média das provas, além de ter nota maior que zero na redação. Quem fez o exame como “treineiro” não pode se inscrever.
Quem pode participar?
O Fies Social destina 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com situação ativa até 11 de janeiro de 2025. Aqueles que se encaixam nos critérios podem obter financiamento integral, cobrindo 100% dos custos educacionais.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, o candidato deve:
- Acessar o Portal Acesso Único e fazer login com sua conta Gov.br;
- Preencher os dados pessoais e selecionar “Gravar e avançar”;
- Responder à autodeclaração étnico-racial, caso queira concorrer às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência;
- Informar a escolaridade e confirmar os dados;
- Escolher até três cursos de interesse, selecionando o estado, município, instituição e turno desejados. A ordem de prioridade pode ser alterada até duas vezes;
- Preencher as informações financeiras pessoais e familiares;
- Revisar todos os dados e finalizar a inscrição, salvando o comprovante com a chave de segurança.
Como funciona a classificação?
A seleção dos candidatos seguirá a ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade será:
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca receberam financiamento estudantil;
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior, mas já tiveram financiamento estudantil e quitaram a dívida;
- Candidatos que já possuem diploma de ensino superior, mas nunca usaram financiamento estudantil;
- Candidatos que já concluíram o ensino superior e quitaram um financiamento estudantil anterior.
Divulgação dos resultados
O resultado da chamada única será publicado no dia 18 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão acessar o sistema do Fies Seleção e complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Lista de espera
Os candidatos que não forem pré-selecionados automaticamente entrarão na lista de espera. Esse processo seguirá a mesma ordem de classificação da chamada regular e servirá para preencher vagas remanescentes. O período para convocações da lista de espera vai de 25 de fevereiro a 9 de abril.
O que é o Fies Social?
O Fies Social foi implementado em 2024, por meio da Resolução nº 58/2024, visando ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. O programa busca garantir condições mais acessíveis de financiamento, promovendo maior inclusão e impacto social na educação.
com O Tempo