A partir das 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote residual do Imposto de Renda referente ao mês de fevereiro. Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e informar CPF e data de nascimento. A consulta também pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu Imposto de Renda.

Pagamentos e valores
Serão pagos R$ 314,8 milhões a mais de 105 mil contribuintes que saíram da malha fina do IR. O pagamento da restituição ocorrerá ao longo do dia 28 de fevereiro, na conta informada na declaração do imposto.
Os contribuintes que optaram pelo recebimento via Pix poderão receber diretamente na chave cadastrada, desde que seja o próprio CPF.
Prioridades no pagamento
Do total de recursos, R$ 211,8 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo:
- 3.159 idosos acima de 80 anos;
- 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.505 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave;
- 4.272 professores, cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- 60.333 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix.
O restante do valor será destinado a 18.047 contribuintes que não possuem prioridade legal.
Como acessar a situação da declaração
Os contribuintes podem verificar sua situação fiscal pelo portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), que exige autenticação via Gov.br (nível prata ou ouro).
A Receita Federal reforça que a restituição será depositada somente em conta bancária do próprio contribuinte. Se houver erro nos dados bancários, o pagamento não será realizado.
O que fazer se não receber a restituição?
Caso o contribuinte não receba o valor, ele tem até um ano para solicitar o reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil, acessando o site www.bb.com.br/irpf ou entrando em contato pelos seguintes telefones:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Para solicitar o pagamento, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Se o resgate não for feito dentro de um ano, o contribuinte ainda pode recuperar a restituição pelo portal e-CAC, acessando: Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Da Redação com O Tempo