Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, realizada entre os dias 1º e 3 de abril, revelou que 58% dos brasileiros estão comprando menos alimentos por conta do aumento dos preços. O impacto da inflação é ainda maior entre os mais pobres: 67% desse grupo afirmaram ter reduzido a quantidade de comida adquirida.

O levantamento também mostra que a maioria da população atribui parte significativa da culpa ao governo federal. Para 54% dos entrevistados, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem grande responsabilidade na alta dos preços dos alimentos. Outros 29% acreditam que o governo tem uma parcela menor de culpa, enquanto apenas 14% isentam Lula totalmente dessa responsabilidade.
Mudança de hábitos por causa da inflação
A pesquisa também identificou que 8 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos para tentar driblar a inflação. Entre as atitudes mais comuns estão:
-
Trocar produtos por marcas mais baratas, como o café (50%)
-
Evitar comer fora de casa (61%)
-
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas (49%)
Além disso, um quarto da população declarou ter menos comida do que o necessário em casa. Outros 60% disseram ter alimento suficiente, enquanto 13% afirmaram que possuem mais do que o necessário. Esses números permaneceram estáveis em comparação com a última pesquisa, feita em março de 2023.
Outras formas de economizar
Para reduzir gastos, 50% dos entrevistados relataram ter cortado o consumo de água, energia elétrica e gás. Já 47% buscaram outras fontes de renda. A pesquisa também aponta que:
-
36% diminuíram a compra de remédios
-
32% deixaram de pagar dívidas
-
26% atrasaram ou não pagaram contas domésticas
O estudo ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
com informações da Folha e Metrópoles