“É caos no Brasil – mas não entre em pânico” foi o título da matéria do jornalista inglês Ian Herbert, do jornal ‘The Independent’, que teve a viagem custeada pelo governo brasileiro para escrever sobre três cidades sede da Copa do Mundo.
O convite feito ao jornalista tinha como intenção mudar a imagem do país, mas, ironicamente, o que aconteceu foi exatamente o contrário, já que Herbert foi abordado em uma tentativa de assalto na orla de Copacabana no Rio de Janeiro.
Apesar do susto, Herbert afirma que não teve objetos roubados. Ele caminhava com outras quatro pessoas pela praia quando “meia dúzia de jovens se materializaram do nada, exigindo relógios e dinheiro e empunhando armas”, escreveu. O crime ocorreu às duas horas da manhã.
“A rua estava deserta. Sem que percebêssemos, um grupo de jovens nos abordou, já pedindo dinheiro e celulares. Houve uma discussão, começamos a gritar e chamar a atenção. Quando eu já estava tirando o meu relógio, um casal se aproximou também aos gritos, e os ladrões saíram correndo com medo” disse o jornalista em entrevista ao portal ‘UOL’.
Segundo a Embratur, outros cinco profissionais foram convidados pelo governo para realizar atividade parecida. O valor gasto para custear as viagens ainda não foi revelado.
Com informações O Tempo