A prefeitura de Osasco, na grande São Paulo, demitiu o médico que aparece em um vídeo jogando Paciência no computador durante o atendimento a um paciente. As imagens foram divulgadas na última quinta-feira, 24, e ganharam repercussão nas redes sociais e no YouTube. A administração municipal também comunicou o ocorrido ao Conselho Regional de Medicina, CRM.
No vídeo, o médico aparece com olhar fixo na tela, em direção ao jogo de cartas, enquanto uma paciente recebia cuidados de uma enfermeira à frente. O caso ocorreu no Posto de Saúde do Jardim Rochdale, na sala de inalação, e a mulher atendida reclamava de dores no peito e falta de ar.
Em entrevista, o secretário da Saúde de Osasco, José Amando Mota, afirmou que foram tomadas “providências sérias” porque são fatos que envergonham a classe médica. “O comum é que o médico fique na sala acompanhando (o atendimento da enfermeira). O incomum é ficar jogando jogo de cartas no computador”, disse Mota.
Segundo o secretário, o profissional flagrado é formado há 33 anos. Mota lamentou a demissão em virtude da carência de médicos pela qual a cidade passa. “Que isso sirva de exemplo para que (outros) não procedam dessa forma. Ele (o médico) vai dar (respostas) no processo administrativo. Isso foge a qualquer tipo de regra. Por isso, o prefeito determinou a demissão”, destacou.
A prefeitura de Osasco afirmou que o prefeito Jorge Lapas determinou, na sexta (25), a “imediata abertura de processo administrativo para apuração da conduta do médico”.
Em nota, a administração municipal informou: “O comportamento do médico é considerável inaceitável e não condiz com a postura da atual gestão. O cidadão deve ser respeitado sempre e, por isso, cobra-se um atendimento humanizado para todos”.
Com G1