A última rodada da primeira fase reservou para o torcedor do Cruzeiro a atuação mais arrasadora do Mineiro 2009. Na noite desta quarta-feira, o time celeste aplicou no Democrata-GV o maior placar da competição, 7 x 0. .
Com sete vitórias e quatro empates, o Cruzeiro chegou a 25 pontos ganhos e passou às quartas-de-final como segundo colocado. O time celeste enfrentará o Tupi na próxima fase, em jogos de ida e volta. Os demais confrontos são: Atlético-MG x Uberaba; Ituiutaba x Democrata-GV e Rio Branco x América-MG.
Com atuações brilhantes do meia Bernardo e do atacante Kléber, o time da Toca da Raposa brindou os torcedores que foram ao Mineirão com uma chuva de gols. Marcaram nesta quarta-feira Gerson Magrão, Kléber (3), Ramires, Bernardo e Wanderley. O Cruzeiro voltou a mostrar seu poder de fogo após três empates consecutivos na competição.
O técnico Adilson Batista teve um desfalque de última hora nesta quarta-feira. À tarde, o lateral-esquerdo Sorín teve diagnosticada uma lesão muscular na panturrilha esquerda que o afastará do time por duas ou três semanas. Ele foi substituído pelo meia Gerson Magrão.
O jogo
Como se tornou comum no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encarou uma equipe armada para se defender no Mineirão. O Democrata-GV foi escalado com quatro volantes no meio-campo e pouco se arriscou ao ataque na primeira etapa. Ao contrário das últimas três partidas, o time celeste encontrou caminhos para furar a “retranca” adversária.
O time celeste começou o jogo em ritmo lento. Teve o domínio da partida, mas demorou para construir jogadas como a do 14º minuto. A bela troca de passes no campo de ataque terminou com cruzamento do lateral-direito Jancarlos que passou pelo volante Ramires e sobrou para o atacante Soares, infeliz no momento da conclusão.
Tímido, o Democrata-GV só foi concluir um ataque aos 20 min. O ex-volante do Cruzeiro Sandro Manoel lançou Patrick, que dominou na área e cruzou. Andrey defendeu bem.
O primeiro gol saiu logo na sequência. Bernardo recebeu na intermediária e deu bom passe para Gerson Magrão. O substituto de Sorín recebeu na área e, mesmo cercado por dois, surpreendeu o goleiro Santiago com um chute forte, no canto direito alto. Cruzeiro 1 x 0.
A equipe celeste deslanchou após o gol e não teve dificuldade para confirmar a vitória ainda na primeira etapa. O segundo tento foi marcado aos 38 min. O meia Bernardo foi derrubado na área pelo lateral-direito Geison e Émerson Ferreira marcou pênalti. Kléber foi o responsável pela cobrança e acertou o canto direito de Santiago para fazer 2 x 0.
Quatro minutos depois, Ramires ampliou o placar. Bernardo tentou um chute de fora da área e Soares emendou, com um passe a Kléber. O camisa 30 chutou, Santiago deu rebote e Ramires apareceu para completar. Cruzeiro 3 x 0.
O Cruzeiro voltou sem alterações para a segunda etapa e não diminuiu o ritmo. Dobrou a contagem em apenas 13 minutos. Logo aos 2 min, Bernardo acionou Soares que, da ponta esquerda, tocou na medida para Kléber completar sem dificuldade para fazer 4 x 0.
Aos 6 min, o camisa 30 voltou a marcar, agora de cabeça, em jogada iniciada por Jancarlos da direita.
O sexto gol saiu aos 13 min. Bernardo tentou jogada pessoal na ponta esquerda e, pela segunda vez, acabou derrubado na área. Kléber abriu mão de marcar o quarto gol na partida e cedeu a vez para o jovem de 18 anos. Bernardo respirou fundo, correu e cobrou no canto direito, com força, a ponto de Santiago não conseguir espalmar com firmeza. 6 x 0.
Após o sexto gol, Adilson Batista fez as duas primeiras substituições. Aos 17, o volante Fabrício deu lugar a Henrique. Aos 22 min, Wanderley entrou no lugar de Kléber.
O atacante entrou no ritmo da equipe e, com apenas um minuto em campo, deu sua contribuição para a goleada. Aos 23 min, Bernardo cobrou escanteio do lado direito e Wanderley subiu para cabecear. Cruzeiro 7 x 0.
CRUZEIRO 7 X 0 DEMOCRATA-GV
Motivo: 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro
Data: 25/03/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (MG)
Público: 2.425 pagantes
Renda: R$ 29.812,50
Gols: Gerson Magrão, aos 20 min, Kléber, aos 38 min, e Ramires, aos 42 min do primeiro tempo; Kléber, aos 2 min e aos 6 min, Bernardo, aos 13 min, e Wanderley, aos 23 min do segundo tempo
Cruzeiro
Andrey; Jancarlos, Gustavo, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Fabrício (Henrique), Elicarlos, Ramires (Marquinhos Paraná) e Bernardo; Soares e Kléber (Wanderley)
Técnico: Adilson Batista
Democrata-GV
Santiago; Geison; Eliezio (Riso), Weldes e Fabiano (Robson); Leandro Leite; Halen (Flávio), Rodrigo e Sandro Manoel; Allan e Patrick
Técnico: Moacir Júnior
Cartões amarelos: Geison, Rodrigo e Riso (Democrata-GV); Wanderley (Cruzeiro)
Do Site Oficial do Cruzeiro