Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, lançados nessa segunda-feira, 1, revelam que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 74,9 anos. Em 2013, a expectativa era de 74,6 anos. E consequentemente, os dias de contribuição para aposentadoria também aumentou.
O cálculo da Previdência Social, INSS, não é feito apenas com a expectativa de vida, mas considera ainda a alíquota de contribuição, a idade do trabalhador e o tempo de contribuição. De acordo com a lei o fator incidirá sobre os benefícios requeridos a partir de sua publicação, dia 1° de dezembro deste ano.
Com a nova tabela de expectativa, um segurado com 55 anos de idade e 35 de contribuição que requerer a aposentadoria, nesta data, vai ter que contribuir por mais 79 dias corridos para manter o valor do benefício que tinha como base a tabela anterior. Simulação do INSS, com o Fator Previdenciário de 2000 a 2015.
Com a expectativa de vida do brasileiro ter aumentado, como por exemplo, um jovem de 18 anos deve viver, em média, até os 76,6 anos e uma pessoa de 40 anos tem expectativa de vida de 78,5 anos. A tendência é que o tempo de contribuição, comparado aos anos anteriores, também continue a crescer.
Com Agência Brasil