No último sábado, 06, por intermédio da Defesa Civil, DC, o viaduto Domingos Costa, em Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte, foi interditado devido à existência de trincas na estrutura. Segundo a DC, a pista sentido BH está preventivamente fechada, conduta para evitar que parte da estrutura solte e atinja os veículos que passam por baixo do elevado. A alça que faz ligação entre Contagem e Belo Horizonte, foi inaugurada há um ano e seis meses.
Um relatório sobre a situação da estrutura será entregue nesta terça-feira, 09, ao responsável pela obra, o Departamento de Obras Públicas, Deop. O documento aponta necessidade de reparos nas vigotas para eliminar a possibilidade de ocorrência de acidente, mas após vistorias, o risco de queda do viaduto foi descartado. Informou o coordenador da Defesa Civil em Contagem, Eduardo Moreira.
Foi através de um alerta do morador que passava sobre o viaduto que o Corpo de Bombeiros esteve ao local solicitando uma vistoria da DC. Em conjunto com representantes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Contagem, técnicos da DC avaliaram a situação e decidiram interditar parte da pista. Ainda não há previsão para a liberação do trecho.
O viaduto Domingos Costa faz parte das obras de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas realizadas em parceria entre os governos federal, estadual e as Prefeituras de Contagem e Belo Horizonte, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC.
Foi inaugurado no dia 8 de junho de 2013, com o objetivo de facilitar o deslocamento de pelo menos de 30 mil veículos que acessam a região diariamente. No sentido Contagem, a alça interliga a avenida Teresa Cristina à avenida David Sarnoff e Tito Fulgêncio – que dá acesso ao Barreiro. No sentido contrário, a avenida David Sarnoff é interligada às avenidas Tito Fulgêncio e Teresa Cristina – que dá acesso a Belo Horizonte e ao Anel Rodoviário.
Com O Tempo