Por meio de nota o Ministério da Educação, MEC, divulgado na tarde de quinta-feira, 12, disse que os estudantes que ainda não conseguiram renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, devem ficar tranquilos. O sistema permanecerá aberto até o dia 30 de abril e segundo a pasta, todos os que firmaram contratos até 2014 têm assegurado o aditamento.
A nota destaca “Todos têm assegurado o aditamento de seus contratos”. Ainda esclarece que, a qualquer momento em que for feito o aditamento, ele vale desde o início do semestre. Sobre a lentidão do sistema, o Ministério já está tomando as devidas providências.
Em nota anterior, a pasta ressalta que usa critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos para liberar os financiamentos, e que os cursos com nota 5 (avaliação máxima) serão todos oferecidos. Nos que têm notas 3 e 4, são considerados aspectos regionais como, por exemplo, localidades que historicamente receberam menos financiamentos.
O MEC ainda informou que além das renovações, há vagas para novos contratos, mas não menciona quantas. Ao todo, foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão.
Com Agência Brasil