A crise industrial no Brasil, principalmente no setor automobilístico tem provocado várias demissões e até mesmo falência de algumas empresas, entretanto as oportunidades para técnicos estão em alta. Segundo o diretor da Page Personnel, Ricardo Haag, os cargos técnicos aumentaram 15% comparados ao ano passado.
“Apesar de haver movimentos de demissão, as indústrias não pararam e o Brasil tem um volume de operação que independe do cenário econômico atual”, diz o diretor. Ele ainda menciona que o momento é oportuno para técnicos com boa formação, que tenha disponibilidade para viagens e muita disposição para entregar resultados em tempos de incerteza. E, no caso de multinacionais, domínio de inglês conta muito a favor.
Os técnicos mais experientes chegam a ganhar até R$ 8 mil de salário, e os novatos começam na casa dos R$ 3 mil. “São 70% das vagas para quem já tem experiência e 30%, para quem está em começo de carreira”, diz Haag.
As profissões mais procuradas são:
1- Técnico em automação industrial
Responsável pela implementação de processos de automação industrial, este profissional tem sido muito procurado por indústrias interessadas em otimização de processos. Empregabilidade é boa em geral na indústria, mas o destaque fica com as oportunidades em indústrias químicas, metal-mecânica e de alimentos.
2. Técnico em mecatrônica
Indústrias com máquinas e equipamentos complexos são o principal campo de trabalho para os técnicos em mecatrônica. “ Profissional encontra oportunidades em indústrias de capital intensivo com alto índice de sofisticação técnica de maquinário. É um cargo que tem ligação com robótica ”, diz Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.
3. Técnico em eletroeletrônica
Também em alta, o técnico em eletroeletrônica é mais buscado também em indústrias mais sofisticadas. Sua função é implementar processos em sistemas elétricos.
4. Técnico em qualidade
Embora seja necessário em todos os ramos da indústria, há mais oportunidades nas fabricantes de alimentos, segundo Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. Técnicos em qualidade fazem o monitoramento e dão garantia ao processo produtivo.
5. Técnico em logística
Há tempos que área de logística marca presença em listas de áreas promissoras. “A demanda por profissionais de logística é bem representativa”, diz Ricardo Haag. Quanto mais complexa é a operação logística da indústria, mais oportunidades surgem para os técnicos.
6. Técnico em manutenção mecânica
Estes técnicos até poderiam “comemorar” o fraco desempenho da indústria. É que são eles que mais trabalham quando as máquinas param. “Quando a indústria desmobiliza máquinas, entram em cena os técnicos de manutenção mecânica para garantir que os equipamentos não se depreciem”, diz Ricardo Haag, da Page Personnel. Oportunidades mais numerosas estão na indústria metal-mecânica, segundo Haad.
7. Técnico em mecânica
Também muito demandado em indústrias de capital intensivo, o técnico em mecânica pode estar focado na operação de máquinas e equipamentos ou atuar na área de vendas e pós-vendas. Destaque para este segundo campo de atuação. “No mês passado, batemos recorde em posições comerciais na indústria”, diz Ricardo Haag, da consultoria Page Personnel. Segundo ele, há um movimento de reforço de times comerciais e o foco é qualificação das equipes.
da redação com Exame