Os dados colhidos da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), revelou o aumento de 2,7% em maio de 2015 da inadimplência do consumidor brasileiro, em comparação com o mês de abril.
Regiões que mais obtiveram altas foram a Centro-Oeste com 8,6% e Norte 7%. Já a região Sul apresentou queda de 0,8% na inadimplência. Na análise do varejo, a avaliação mensal dessazonalizada apresentou elevação de 2,8% no resultado nacional. Com exceção da região Centro-Oeste, onde a inadimplência obteve ligeira queda, de 2,6%, houve alta nas demais regiões: 1,9% no Sudeste, 3,8% no Sul, 5,9% no Nordeste e 6,3% no Norte.
Na avaliação acumulada em 12 meses antecedentes, entre junho de 2014 a maio de 2015, a inadimplência teve alta de 1,6%, e na avaliação interanual de maio de 2015 contra maio de 2014 o indicador elevou 3,1%.
Entretanto com os indicadores macroeconômicos nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, o baixo crescimento da economia, o consumo das famílias teve redução o que deixou o consumidor mais cauteloso na hora da compra. Esses fatores colaboraram para o número de inadimplentes ser relativamente pequeno. A Boa Vista estima que o Indicador de Inadimplência do Consumidor encerre o ano com ligeiro crescimento de 3,0%.
da redação com O Tempo