Várias pessoas já se aderiram ao aplicativo de rascunho da Receita Federal, ele serve como aliado para não acumular serviços na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda.
“Da mesma forma que existe gerenciador financeiro, o aplicativo funciona quase como um gerenciador fiscal da pessoa física. Ao longo do ano, o contribuinte preenche o rascunho, poupando tempo na hora de fazer a declaração em março e abril”, explica o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso.
A vantagem é que o contribuinte já pode ir incluindo informações da declaração na ferramenta, e quando chegar a data da apresentação fiscal, apenas transportar o que já foi preenchido. Se errar no preenchimento de alguma informação ou se tirar algum conteúdo, não tem problema. A ferramenta lhe permite fazer qualquer correção.
De acordo com a Receita Federal, somente o contribuinte tem acesso ao rascunho. O aplicativo pode ser acessado em tablets e em smartphones através do site da Receita, (Veja AQUI). A ferramenta se tornou grande auxiliadora aos profissionais liberais como médicos, dentistas e advogados que, a partir da próxima declaração, terão que informar nome e CPF de cada cliente responsável pelos pagamentos recebidos.
Da redação