População se manifesta através de abaixo-assinado contra o fechamento das farmácias populares, mantidas com recursos federais. As 393 farmácias populares do país fornecem medicamentos de forma gratuita ou com até 90% de desconto. A medida foi anunciada pelo presidente Michel Temer e está prevista para entrar em vigor em maio deste ano.
O Ministério da Saúde informou ao jornal Bom Dia Brasil que o gasto para manter as farmácias populares é de R$ 100 milhões, 80% é para manutenção e 20% para remédios. Além disso, quase 90% dos usuários do programa, procuram remédios para hipertensão, diabetes e asmas, os quais estão disponíveis nas farmácias conveniadas que são identificadas como “Aqui tem farmácia popular”.
A preocupação do Conselho Nacional de Saúde, o qual representa os trabalhadores, é que nas conveniadas são fornecidas apenas 25 medicamentos e nas mantidas pelo governo são 125 remédios disponíveis.
Sete Lagoas
As farmácias populares de Sete Lagoas recolheram abaixo-assinado contra o fechamento das unidades até essa segunda-feira (24). A população ainda pode se manifestar através do link (https://www.change.org/p/c%C3%A2mara-dos-deputados-pela-manuten%C3%A7%C3%A3o-do-programa-farm%C3%A1cia-popular-do-brasil?source_location=minibar). As assinaturas serão entregues na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, na Controladoria Geral da União e no Senado Federal.
Outras informações na página https://www.facebook.com/contraofechamentodafarmaciapopular/