A partir de dezembro, 12 aeroportos ofecerão acesso gratuito à internet em todas as áreas, inclusive salas de embarque. A empresa está investindo R$ 1,1 milhão no projeto, que começa pelos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA).
Segundo a Infraero, a rede também está capacitada a atender pessoas jurídicas (companhias aéreas, empresas comerciais, lojas, despachantes) interessadas em montar redes locais. A previsão é que a instalação da rede sem fio seja feita nos 67 aeroportos que a Infraero administra. Ainda em 2009, mais 20 aeroportos contarão com o serviço, informa nota da empresa.
Tecnologia é uma das palavras-chave da Infraero nos próximos meses. Está em fase de implantação, em todos os 67 aeroportos que administra, um sistema que permite a padronização dos processos operacionais – desde a movimentação da aeronave até a exibição das informações de vôo, registrando as ocorrências em uma única base de dados.
Com o novo sistema, a informação vai chegar de forma mais rápida e segura para o passageiro. O sistema também melhora o processo de distribuição e exibição das informações de vôos (em vários idiomas) nos monitores para o público e concessionários aeroportuários, com a utilização de novas tecnologias. Estão sendo instalados monitores de LCD de até 52 polegadas, o que possibilitará melhor visibilidade das informações aos passageiros, além de manter um padrão de qualidade em todos os aeroportos administrados pela Infraero.
Aeroportos com o novo sistema – Até o final do ano, o SISO será instalado em todos os aeroportos da rede. Neste ano, a Infraero instalou o sistema em oito aeroportos: Manaus (AM), Porto Velho (RO), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Uruguaiana (RS), Bagé (RS), Pelotas (RS) e Criciúma (SC). A primeira versão do sistema foi adotada no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins (MG), em 2001.
Da redação