O novo Iveco Trakker começa a ser produzido em larga escala a partir de janeiro de 2009 na nova fábrica de caminhões pesados que está sendo erguida no Centro Industrial Integrado em Sete Lagoas. Componentes como chassis, motor, caixa de câmbio e outros serão fabricados no Brasil. De acordo com Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, desde seu lançamento no exterior, em outubro de 2004, o Trakker já soma 50.000 unidades vendidas em mais de 100 países. Somente em 2007, foram 16.800 unidades. De janeiro a setembro de 2008, o Iveco Trakker vendeu 13.800 unidades no mundo. “O novo veículo será a melhor opção, especialmente para os serviços de transporte requeridos em setores como os de cana-de-açúcar, mineração, construção e indústria da madeira e celulose”, conta.
Robusto, o modelo off-road chega ao mercado em três configurações, todas com tração 6×4. Uma delas é o cavalo-mecânico com motor de 420cv e capacidade máxima de tração (CMT) de 172 toneladas. As outras duas são veículos plataforma, uma com motor de 380cv e outra com a opção dos 420cv. Para as aplicações do caminhão plataforma na cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção, há duas opções de entre eixos de 3.500 mm ou 4.500 mm. Em ambos os casos, o PBT técnico do produto é de 41 toneladas. “Ele não é uma adaptação de veículo estradeiro: ele é um verdadeiro fora-de-estrada, imbatível neste meio, e também atende as características de aplicação rodoviária”, explica Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
Os caminhões utilizados em atividades off-road exigem um serviço de pós-venda especial, muitas vezes realizado no local de utilização do veículo. “Para este cliente o ideal é o serviço rápido, que garanta um alto índice de utilização do produto”, analisa Maurício Gouveia, diretor de Customer Service da Iveco. “Por isso criamos o Tele-Serviço, que acelera as operações de manutenção”. Acionada a concessionária, um técnico de serviço vai ao local de atendimento, conecta um lap-top à centralina do caminhão e transmite (via web) as informações disponíveis à Central de Atendimento Iveco em Sete Lagoas. “O diagnóstico é feito à distância, indicando os reparos que podem ser feitos imediatamente no local, especialmente aqueles ligados ao gerenciamento do motor, parte elétrica e mecatrônica”, completa Gouveia.
Saiba mais sobre o Iveco Trakker:
* Sucesso mundial com mais de 50.000 unidades vendidas em mais de 100 países, modelo tem DNA off-road e enfrenta qualquer terreno
* Estrutura de robustez excepcional e motor Cursor 13 resultam em baixo custo operacional e grande disponibilidade de utilização
* Modelo chega nas versões plataforma e cavalo-mecânico, com tração 6×4. Novas configurações estão previstas para 2009
* Nova cabine traz linhas derivadas do Iveco Stralis e pára-choque preto, de aço tri-partido, compondo imagem marcante e agressiva
* Clientes contarão com exclusivo “Tele-Serviço”, o diagnóstico feito à distância que acelera as operações de manutenção
* Produzido em Sete Lagoas (MG), com alto índice de conteúdo local, novo Iveco TRAKKER poderá ser adquirido com FINAME
Celso Martinelli
Enviado especial