A hipertensão arterial, comumente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que eleva a pressão sanguínea nas artérias. Pode ser hereditária, para o que existem remédios par controlá-la. Porém, está ligada também aos hábitos alimentares e ao estilo de vida. Isso mostra que não basta somente fazer uso dos medicamentos, mas sim mudanças na rotina. “Hábitos saudáveis são importantes para prevenir a hipertensão, como atividades físicas regulares e alimentação correta. É importante ficar de olho no estresse também, que é um causador importante da doença”, lembra a anestesista do Hospital São José, Aparecida Perdigão.
Para incentivar a boa alimentação e incutir o hábito de atividades físicas, a Libbs Farmacêutica lançou o Pulso Livre, aplicativo que oferece apoio a um novo estilo de vida, com dicas e desafios, como o de atingir o índice de massa corpórea (IMC) adequado e melhorar a qualidade de suas refeições.
Disponível para iOS e Andriod, o Pulso Livre começa com o usuário se cadastrando e fotografando todas as refeições ao longo de três dias não consecutivos. O objetivo é, ao longo de oito semanas, ajudar o usuário a mudar hábitos não saudáveis, comparando as imagens e, possivelmente, percebendo a evolução. “Iniciativas que incentivem esses hábitos são importantes não só para os hipertensos, mas também para pessoas que, de forma geral, estão dispostas a mudar em prol de sua saúde”, comenta o cardiologista Jairo Lins Borges, professor do departamento de cardiologia da Unifesp.
A plataforma também tem funcionalidades que orientam sobre as quantidades correspondestes às porções de alimentos recomendados, além de dicas sobre postura e alongamentos. Auxilia também o usuário na relação direta com o médico. Primeiro, com a agenda de consultas, mostrando o lembrete de que a data se aproxima. Segundo, é possível cadastrar o e-mail de um profissional da saúde, que receberá notificações sobre o seu avanço.
CUIDADO COM O SAL
Como é uma doença assintomática, todo cuidado é pouco. Ligada diretamente a pelo menos 50% das mortes causadas por doenças cardiovasculares no Brasil, a hipertensão é amiga do sódio. O nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni reforça que o problema tem sido cada vez mais comum entre os jovens, o que reforça a importância dos hábitos alimentares. “A ingestão excessiva de sódio é um dos principais fatores de risco para o aumento da pressão arterial, estando associada a eventos cardiovasculares e renais”, alerta.
Com Jornal Estado de Minas