Assim como a evolução tecnológica revolucionou diversos setores empresariais, os drones também influenciaram as indústrias dos media e entretenimento para além de serviços de entrega ou serviços hospitalares. Estes eletrônicos vieram para ficar, e consigo trará diversas possibilidades e oportunidades para uso privado e comercial.
Dar uma nova vida à indústria
A popularidade dos drones tem aumentado significativamente, e permitiu dar uma nova forma a diversas indústrias. Esta informação pode ser confirmada através do relatório global da PwC no uso comercial de drones (Maio 2016), que mostra que soluções derivadas por drones estão associadas a 127 biliões de dólares, com o sector dos mídia e entretenimento a rondar os 9 biliões.
Drones conseguem captar ângulos que de outra forma exigiria o movimento de plataformas para obter uma imagem semelhante, facilitando assim a captação de momentos únicos que dão um outro romance à película. Estas características têm um papel importante na transmissão de emoções para a audiência ao amplificar determinados momentos e eventos.
Melhorar períodos de produção
No que toca a benefícios, drones também têm potencial para melhorar períodos de produção, no entanto, isso exige um operador experiente e com todas as aprovações legais para utilizar o drone num determinado espaço. Tal permite reduzir os custos, enquanto que se recorrer a um indivíduo inexperiente, corre o risco de afetar o seu orçamento.
Os drones conseguem se mover de uma forma eficiente e controladora, o que permite substituir outras soluções que anteriormente exigiam 2 ou 3 operários.
Apesar da tecnologia dos drones estar a desenvolver a um excelente ritmo, bons resultados dependem sempre do operador do drone, a câmera do drone, as condições atmosféricas e comunicação entre todos os membros da equipe. Diretores e outros criadores procuram constantemente novas formas de criar conteúdo sensacional e intrigante, e consegui-lo de uma forma segura e profissional pode por vezes ser um desafio.
Mesmo com todos estes benefícios, há países que ainda têm regulamentos muito rigorosos em relação ao uso de drones. No Brasil, por exemplo, a lei explicita que drones não podem ser usados perto de áreas muito populosas a não ser em casos de segurança pública.
Tecnologia e esporte
Fora do sector de produção, drones também se tornaram muito populares na indústria de eventos desportivos. Um exemplo é o novo torneio popular de corridas de drones em FPV, que já conta com um grande número de espectadores e, portanto, muito dinheiro por detrás. Espectadores observam drones através de uma visão de primeira pessoa (FPV) enquanto estes atravessam sequências estreitas com magníficas manobras. Os pilotos competem por um prémio monetário em torneios como o World Drone Prix.