A Receita Federal liberou na manhã desta terça-feira (8), a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física dos exercícios de 2008 a 2017.
Segundo o Fisco, 125.569 contribuintes irão receber total de R$ 200 milhões em 15 de maio. Destes, 23.957 são contribuintes idosos e 2.140 são pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave, totalizando mais de R$ 85,3 milhões.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.
Pelo serviço e-CAC, na internet, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, diz a Receita, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Os valores ficarão disponíveis no banco durante um ano. Caso não retire a quantia no prazo, o contribuinte deve solicitar o valor da restituição pela internet pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou e-CAC da Receita. E se o valor não for creditado, a pessoa deve procurar uma agência do Banco do Brasil ou consultar a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone para deficientes auditivos).
Com Governo do Brasil e EBC