Logo

Clonagem do WhatsApp atinge políticos e empresários no Brasil

Um golpe sofisticado, que aparentemente conta com estelionatários infiltrados nas empresas de telefonia, está colocando em xeque a credibilidade do Whatsapp, o aplicativo usado por 120 milhões de brasileiros para manter contato com amigos ou como ferramenta de trabalho.

Políticos e empresários estão sendo atingidos pelos golpistas/Foto: DivulgaçãoPolíticos e empresários estão sendo atingidos pelos golpistas/Foto: Divulgação

Funciona assim: um amigo ou familiar próximo, com quem você troca mensagens com frequência, entra em contato pelo aplicativo e pergunta qual aplicativo de banco você usa. A vítima responde. O fraudador, passando-se por seu amigo, diz então que precisa fazer alguns pagamentos ainda hoje, mas que já excedeu o limite de transferência do aplicativo. Pergunta se você pode fazer os pagamentos por ele e promete reembolsá-lo no dia seguinte.

A mensagem aparece com o nome e a foto do usuário do Whatsapp em questão e no mesmo histórico de conversas que já vinha sendo mantido anteriormente. Para todos os efeitos, você acredita estar falando com o seu amigo. “Não dá pra suspeitar. Você recebe a mensagem de um amigo para quem você faria aquele favor sem fazer perguntas,” diz uma vítima.

Da Redação com EM



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks