Clássico de domingo tem homenagens na Calçada da Fama. Mais dois craques serão homenageados, pela Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), neste domingo (19), antes do clássico Atlético x Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O ponta-esquerda Éder Aleixo, pelo Atlético, e o atacante Evaldo, pelo Cruzeiro, serão eternizados na Calçada da Fama, uma das atrações do “Memorial do Futebol Mineiro”, no Mineirão.
Placas – Cada ídolo tem, na Calçada da Fama, uma fotografia, uma placa com a justificativa da homenagem e uma escultura de bronze das pegadas, feita pelo artista e professor Amâncio Carvalho. Os textos das placas de Evaldo e Éder Aleixo são os seguintes:
Éder Aleixo: Éder Aleixo de Assis, o “Bomba”, marcou época com raça, técnica e um dos chutes mais potentes da história do futebol brasileiro. Revelado pelo América, foi destaque do grande time do Atlético dos anos 80, e em breve passagem pelo Cruzeiro, garantiu espaço no coração de toda a torcida mineira. No auge da carreira, foi um dos craques da Seleção Brasileira de 1982, escolhida uma das dez melhores de todos os tempos. No Atlético, conquistou seis Campeonatos Mineiros; no Grêmio, dois Gaúchos, e, pelo Cruzeiro, a Copa do Brasil de 1993.
Evaldo: Evaldo Cruz, atacante inteligente e artilheiro decisivo, foi um dos principais craques do fabuloso time do Cruzeiro, que ganhou a Taça Brasil e os primeiros campeonatos estaduais disputados, no Mineirão. A habilidade se manifestou cedo, nas categorias de base do Fluminense e na seleção brasileira juvenil, onde foi campeão pan-americano, em 1963. Defendeu o Cruzeiro, por 10 anos, onde fez 111 gols. Foi o artilheiro do time, com 7 gols, na Taça Brasil, de 1966. Ficou conhecido como o “Artilheiro do Terceiro Tempo”, por lutar muito, em campo, e fazer gols nos acréscimos dos jogos.