Dos segurados que ligam mensalmente para a Central 135 com o objetivo de agendar benefícios, 49,6% não chegam a efetuar o agendamento pois, ao serem questionados pelo atendente se reúnem todas as condições exigidas e possuem a documentação necessária, informam não atenderem a esses requisitos. Em boa parte dos casos, o segurado liga apenas para pedir informações sobre os documentos que serão solicitados.
Ao disponibilizar ao usuário da internet todas as informações que ele precisa para obter sua demanda, a Previdência Social poupa o tempo do cidadão e otimiza o atendimento em sua rede de agências.
A Agência Eletrônica possui nada menos que 46 opções dirigidas ao segurado, o que coloca o site da Previdência entre os portais do governo que oferecem a maior quantidade de serviços on line. Mensalmente, o espaço virtual recebe a visita de 2,25 milhões de internautas.
Medidas como essa – juntamente com a Central 135 e o atendimento agendado – foram responsáveis por reduzir em mais de uma hora o tempo que o segurado passa dentro da agência do INSS, nos últimos dois anos e meio. Se em janeiro de 2006 o cidadão demorava até uma hora e quarenta e sete minutos para resolver sua questão previdenciária, em setembro deste ano o Tempo Médio de Permanência (TMP) era de 42 minutos.
CNIS – Este ano a Previdência Social aposentou o “saco de documentos” que o segurado precisava levar à APS para requerer sua aposentadoria, com a validação e ampliação da base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com o reconhecimento automático de direitos, atualmente basta o cidadão conferir as informações constantes do extrato previdenciário apresentado no momento do atendimento e, se estiver tudo correto, o benefício sai em até 30 minutos.
A medida beneficia os trabalhadores urbanos na hora de requerer a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e o salário-maternidade. E, em breve, contemplará os trabalhadores do campo e os segurados especiais, quando estiver consolidado o CNIS – Rural.
Para os casos de requerimento de benefício em que se faz necessária a apresentação de documentos comprobatórios da atividade exercida e dos recolhimentos efetuados ao INSS (como a aposentadoria rural, aposentadoria especial, pensão por morte ou o benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social – Loas), o site da Previdência Social torna-se uma ferramenta de grande utilidade para o cidadão. A Agência Eletrônica do Segurado explica, para cada tipo de segurado, o que é necessário levar na hora de ser atendido, no dia e hora agendados, na Agência da Previdência Social.
Fonte: ACS/MPS