O Ministério da Saúde prorrogou a inscrição ao programa Mais Médicos até 7 de dezembro – o prazo se encerraria neste domingo. A extensão ocorreu em razão de instabilidade no sistema que, segundo o ministério, foi causada por “ataques cibernéticos” identificados desde o primeiro dia de inscrição, na terça-feira (20).
Até as 17h dessa quinta-feira (22), haviam sido registradas 11.429 inscrições de médicos brasileiros. Do total, 5.212 foram efetivadas e 3.648 profissionais escolheram o município de atuação, segundo informou a pasta. Os médicos já selecionados podem se apresentar a partir desta sexta-feira nos municípios.
O edital oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos do acordo de cooperação feito com Cuba.
Podem participar do novo edital do programa Mais Médicos profissionais formados no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado.
“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no Programa Mais Médicos”, informou o ministério.
Com BHAZ