Logo

Modelo de Carta de Apresentação: confira as dicas e exemplos para escolher a sua

A carta de apresentação conta um breve resumo sobre sua trajetória profissional e sobre suas qualificações. Ela é enviada junto com o currículo para as vagas de trabalho em que está se candidatando. Seu objetivo é convencer o recrutador para ver seu currículo e mostrar que você é o profissional ideal para a vaga em aberto.

Foto: ilustrativa / reprodução internetFoto: ilustrativa / reprodução internet

Hoje em dia, por conta da tecnologia, a carta de apresentação costuma estar no texto do e-mail, para os casos em que o currículo é enviado dessa forma. Mas, ela também pode ser um documento separado entregado ao recrutador junto com o currículo.

Contudo, é preciso saber como escrever essa carta, de que forma dispor as informações e qual tom utilizar. Ter acesso a um modelo de carta de apresentação seria interessante para se inspirar e conseguir formular o seu próprio texto. Mas antes de passarmos alguns modelos, fique com algumas dicas importantes para escrever uma boa carta de apresentação.

Personalize sua carta de apresentação

Primeiramente, é importante que você pesquise sobre a empresa e saiba quais são os desafios que está enfrentando, os seus valores e objetivos. Considerando os resultados dessa pesquisa, comece a criar a sua carta de apresentação.

Nela você vai demonstrar porque é um candidato ideal para a empresa. Aproveite a pesquisa que fez e fale sobre como vai ajudá-la a superar os desafios e como seus objetivos estão atrelados. Utilize um tom de entusiasmo, sem demonstrar medo.

Dê atenção ao conteúdo

A sua carta de apresentação precisa estar bem escrita, fazendo com que o recrutador se interesse por ela. Nela fale sobre as suas competências, realizações e projetos em que está envolvido. Afinal, ela é a porta de entrada para o seu currículo.

Evite usar fontes artísticas, prefira as fontes Arial, Calibri e Times New Roman. Isso dá uma sensação de mais profissionalismo e seriedade. Além disso, mostre consistência nas frases e use palavras de ação para mostrar suas qualificações e competências.

Evite erros gramaticais

Ainda voltado mais para a parte técnica da carta de apresentação, evite erros gramaticais. Eles podem fazer com que o recrutador nem continue a leitura e descarte seu currículo.

Por isso, sempre antes de enviar a carta revise-a ou peça para um revisor o fazer. É importante que ela esteja impecável para mostrar o bom profissional que você é.

Não se estenda muito

Cartas de apresentação não precisam ser muito extensas. Ela precisa ter, no máximo, uma página. Por isso, é importante ser sucinto e objetivo. Conte sobre sua história profissional e mostre que você é uma pessoa com boas qualidades para atuar na vaga que está se candidatando sem se estender muito.

Exemplos de modelos de carta de apresentação

Com as dicas anotadas, chegou a hora de conferir alguns modelos de carta de apresentação. Porém, sugerimos que não copiem os modelos na íntegra. Inspire-se no formato deles e crie o seu próprio de texto de apresentação. Assim, sua carta será única e personalizada.

Modelo 01 - Professor

“Nome do recrutador”
“Nome do colégio”
“Endereço do colégio”

Caro “nome do recrutador”,

Encontrei seu anúncio no Jornal da Manhã para a vaga de Professor de “nome da matéria”. Analisando os requisitos, percebi que atendo todos eles. Aliás, lecionei na “nome da escola” por 5 anos, onde aumentei em 25% os índices de aproveitamento escolar das minhas turmas.

Com base em meus estudos no tempo de graduação e mestrado, adquiri apreço por aulas mais dinâmicas e menos teóricas. Sou um bom educador e comunicador. Além disso, consigo despertar e manter o interesse dos alunos, mesmo em temas mais complicados.

Tenho certeza que minha experiência terá grande valor para o “nome do colégio”. Gostaria de marcar uma entrevista para falar um pouco mais sobre minha trajetória e experiências profissionais.

Agradeço desde já pela atenção.

Atenciosamente,

“Seu nome”
11 111 111 111
seunome@email.com

Modelo 02 - Secretária

“Nome do recrutador”
“Nome da empresa”
“Endereço da empresa”

Prezado “nome do recrutador”,

Após descobrir a vaga para secretária no site da “nome da empresa”, fiquei bastante empolgada pela oportunidade. Acredito que tenho muito a oferecer para que a empresa continue prestando um serviço de qualidade.

Com dois anos de experiência como secretária no setor de imobiliário desenvolvi boas habilidades de comunicação e organização. Além disso, gosto de trabalhar tanto em equipe como de forma independente.

Espero que possamos marcar uma entrevista para falar mais sobre minhas qualidades e experiências profissionais.

Atenciosamente,

“Seu nome”
11 111 111 111
seunome@email.com

Modelo 03 - Gerente comercial

“Nome do recrutador”
“Nome da empresa”
“Endereço da empresa”

Caro “nome do recrutador”,

Ao entrar em seu site, deparei-me com uma oportunidade para ser gerente comercial da sua empresa. Acredito que os meus 6 anos de experiência na área possam contribuir para o crescimento da “nome da empresa”.

Minha atitude profissional é focada em resultados. A empresa que estou atualmente teve um crescimento médio de 30% nas vendas por conta do meu trabalho. Também participei da criação de equipes novas de vendas para as filias que abriram recentemente.

Tenho certeza que posso contribuir para que a “nome da empresa” possa continuar seu crescimento. Ficaria agradecido se pudéssemos marcar uma entrevista para detalhar mais sobre minha trajetória profissional.

Agradeço a atenção.

Atenciosamente,

“Seu nome”
11 111 111 111
seunome@email.com

Agora é a sua hora de colocar em prática as dicas aprendidas até aqui. Se inspire nos modelos de carta de apresentação e faça a sua de forma personalizada e contando fatos sobre a sua trajetória que possam fazer diferença para a empresa.


Conteúdo de responsabilidade do colaborador



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks