Os novos peritos irão reforçar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS), substituindo os profissionais que se aposentaram. Os peritos contratados também irão trabalhar nas novas unidades previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). As vagas foram distribuídas pelas 100 gerências executivas existentes no país.
Para fazer a inscrição é preciso acessar a página na internet do Cespe/UnB (clique aqui para acessar o site) , organizador do concurso, até às 23 horas e 59 minutos do dia 31 deste mês. Para quem não tiver acesso à internet, o Cespe irá disponibilizar postos de inscrição com computadores.
As provas serão realizadas em todas as capitais do país, na data provável de 07 de março. Serão duas provas – conhecimentos básicos e específicos – com duração de 3 horas e 30 minutos. Data, horário e locais de provas serão divulgados posteriormente na página do Cespe e no Diário Oficial da União.
Além deste concurso, o governo encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei solicitando a criação de 500 cargos efetivos de perito médico. O objetivo é adequar a estrutura do INSS para a criação das 720 novas unidades de atendimento do PEX. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Social.
Atualmente, o quadro de perito médico previdenciário do INSS é composto por 5.152 profissionais que trabalham na concessão e renovação de benefícios nas 1.123 APS fixas espalhadas pelos 965 municípios brasileiros.