Por serem produzidas a partir de compostos químicos, as maquiagens e outros cosméticos, são responsáveis por causar alergia (dermatite de contato) e contaminações em muitas pessoas. Para evitar esse problema, é necessário prestar atenção, principalmente, ao prazo de validade dos produtos e às substâncias descritas nas embalagens, recomenda a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).
De acordo com a entidade, os rótulos das maquiagens, em muitos casos, trazem informações que não são claras, o que provoca uma dificuldade extra para os consumidores. Por isso, é importante se atentar, ao menos, se o produto é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa consulta pode ser feita por meio do site do órgão.
A Asbai destaca que os principais sintomas de alergia, no caso dos cosméticos, são: coceira, vermelhidão na pele e ardência. Caso isso ocorra, a recomendação, de acordo com a entidade, é retirar, imediatamente, o produto da pele utilizando bastante água fria e sabonete.
Em seguida, é imprescindível procurar um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico do problema e identificar a substância causadora da alergia.
A alergia a maquiagens também pode afetar as crianças, mesmo com a utilização de cosméticos cujos fabricantes garantem ser seguros para os pequenos. “É frequente no consultório casos de crianças com reações alérgicas à maquiagem e ao esmalte. É importante procurar por produtos adequados à idade, mas a indicação é que as crianças não utilizem cosméticos”, orienta a médica Alexandra Sayuri Watanabe, diretora da Asbai.
A especialista alerta, também, para o uso de esmaltes hipoalergênicos, uma vez que eles não funcionam bem para todos, pois, mesmo assim, é possível que alguma substância da fórmula provoque alergia em algumas pessoas.
Dicas de como prevenir alergias a cosméticos:
• Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
• Guarde os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar;
• Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido;
• Não compartilhe maquiagens com outras pessoas;
• Não use perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol – Aplicar uma fragrância e depois se expor ao sol , principalmente na praia, representa um risco de manchas sobre a pele; é totalmente desaconselhável. Certos tipos de componentes são naturalmente fotossensibilizantes. Além do que, um sol forte com a transpiração do corpo modifica o equilíbrio e a composição da fragrância;
• Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação a um médico.
Com Estado de Minas