Para iniciar vamos falar de COMUNICAÇÃO. Mas o que é Comunicação? Segundo o dicionário Aurélio COMUNICAÇÃO é: S.F. ato ou efeito de comunicar-se. Informação; mensagem. Comunicar: V.T. tornar comum. Notificar; informar. Ligar; unir. Participar; fazer saber. Entender-se; relacionar-se.
Como dizia nosso saudoso e velho guerreiro Chacrinha: “Quem não se comunica, se estrumbica”. A todo momento utilizamos da Comunicação para nos relacionar. Contudo, a comunicação vai além do simples fato de se comunicar, é preciso saber que o fato de ouvir também faz parte deste processo e aprender sobre como utilizar melhor esta ferramenta de relacionamento é muito importante.
O Processo de Comunicação é composto por 4 etapas imprescindíveis. São elas: Emissor, Canal, Mensagem e Receptor. Vamos conhecer melhor sobre cada etapa?
Emissor ou Locutor: é aquele que emite uma mensagem ao Receptor (quem recebe a mensagem). Sempre que vamos transmitir uma mensagem precisamos de alguém para recebê-la, mesmo que este alguém seja você mesmo – no caso das pessoas que tem o hábito de “falar sozinhas”;
Canal: é o meio de comunicação que o Emissor utiliza para enviar sua mensagem. Nós temos vários meios de canais: TV, rádio, jornais, revistas, cartazes, e-mails, reuniões, pessoas, Internet e outros;
Mensagem: é o conteúdo que o emissor quer enviar ao Receptor. Neste caso o conteúdo pode ser uma carta, um artigo de revista, uma reportagem na TV, e também a linguagem corporal (movimentos do corpo, mãos, cabeça,…);
E por fim o Receptor ou Interlocutor: aquele que recebe a mensagem enviada pelo Emissor pelo canal que este último escolher. São exemplos de receptores ou interlocutores: clientes, alunos, amigos e você que está lendo este texto agora.
Fácil? É sim!!! Mas, mesmo sendo fácil, ocorrem alguns problemas na comunicação gerando o que chamamos de “falhas de comunicação”. É comum ao comunicar escolhermos canais inadequados e até mesmo mensagens erradas.
Se escolhermos a fala, por exemplo, devemos utilizar a linguagem de forma clara e objetiva, falando calmamente e pronunciar corretamente as palavras (boa dicção, tom de voz), podendo ainda utilizar gestos desde que não sejam excessivos, lembrando que temos que ser objetivos e claros – princípio, meio e fim. Se escolhermos a escrita, devemos nos preocupar com a ortografia e gramática corretas e o canal a ser utilizado para enviar a mensagem.
Agora, seja na escrita, na fala ou em qualquer outro canal de comunicação, devemos preocupar também com a interpretação da mensagem, pois uma mesma frase pode ser interpretada de diferentes maneiras e causar assim alguns problemas. Imagine que você é uma criança de 6 anos de idade e a “tia” (professora da escola) diz: “Amanhã traga para a sala de aula um “copo d’água”, o que você entende? Quantas foram as vezes que nós fomos ou somos mal interpretados?
É preciso se preocupar também com o ambiente em que transmitimos a mensagem, pois estes têm o que chamamos de ruídos – barulhos – sons que não fazem parte da mensagem e podem desviar a atenção dos receptores. Por falar em receptor temos que nos preocupar também com a questão das Habilidades Auditivas. Responda algumas perguntas:
Você se considera um bom ouvinte? Quando você está ouvindo, você olha para o Interlocutor mostrando atenção e respeito por ele? Você se mostra interessado fazendo gestos corporais em feedback – retorno – ao que o interlocutor está transmitindo? (devemos evitar gestos negativos como cruzar os braços, abaixar a cabeça, etc.) Você faz perguntas ou esclarece alguma possível dúvida? Não! Então faça! Estas são apenas algumas habilidades que devemos ter como ouvintes (receptores) a fim de melhorar o processo de comunicação nos relacionamentos. Se você estiver conversando com alguém – um amigo – e este não estiver dando a mínima para o que você está falando, como você se sente? Então na comunicação devemos utilizar além das Habilidades Auditivas a Empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, pois assim conseguiremos bons resultados, seja como emissor ou receptor.
A comunicação é, sem sombra de dúvida, a maneira mais forte e mais simples de nos relacionar uns com os outros e a importância de conhecer sobre esta ferramenta é fundamental para o sucesso nos relacionamentos, sejam eles profissionais, pessoais, sociais, etc. pois se pararmos para pensar, a maioria dos conflitos (problemas de relacionamento) acontecem por Falta ou “Falhas na Comunicação” e estes problemas só serão resolvidos com um bom “Diálogo”,uma “Boa Conversa”, ou seja, com uma Comunicação eficiente e eficaz.
Abaixo eu deixo alguns links com textos sobre o tema. Tenho certeza que vocês vão gostar e vão saber como utilizar melhor a Comunicação para se relacionar.
Agradeço à redação do site pela oportunidade e também ao Breno Guiscem – também colunista – pela indicação e apoio. Espero que tenham gostado. Abraços e até a próxima.
Obs: não deixem de ler a coluna: “falha de comunicação e um copo d’água”. O link está logo abaixo.
http://www.tomatecru.net/coluna-do-bighi/coluna-do-bighi-11-falha-de-comunicacao-e-um-copo-dagua