Logo

Reforma da Previdência: calculadora mostra opções para se aposentar antes ou com maior benefício

A reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro foi promulgada nesta terça-feira pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia , e do Senado, Davi Alcolumbre . Mudança mais ambiciosa já feita nas regras de aposentadoria do país, a reforma fixa idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres para ter direito a se aposentar.

Foto ilustrativa/Reprodução InternetFoto ilustrativa/Reprodução Internet

Porém, para quem já está trabalhando e contribuindo para a Previdência , haverá regras de transição . Após a promulgação, as regras serão publicadas no Diário Oficial e entram em vigor imediatamente.

As regras de transição variam do setor privado para o setor público e, de acordo com o perfil de cada trabalhador, um modelo pode ser mais vantajoso do que o outro. Para ajudar o leitor a entender cada opção, o GLOBO aprimorou a sua calculadora da Previdência.

Agora, além de indicar o resultado de acordo com cada regra de transição, a calculadora sinaliza em qual modelo o trabalhador se aposenta antes e em qual opção a aposentadoria será calculada pelo maior valor possível, seja do setor privado ou funcionário público.

A nova calculadora também explica como funciona cada regra.

Entender o cálculo é importante para avaliar as opções disponíveis. No setor privado, serão até quatro regras de transição. Para os servidores públicos federais, são duas opções. E há transição também na aposentadoria por idade, modalidade já existente hoje e mais usada pelos trabalhadores de baixa renda.

Em todos os casos, um modelo que é mais vantajoso para uma pessoa nem sempre será o melhor para outro trabalhador da mesma idade e gênero. Vai depender do tempo de contribuição de cada um e, ainda, do valor de aposentadoria que espera receber. Dependendo da transição escolhida, o benefício pode vir antes, porém em valor menor.

A calculadora da Previdência do Globo permite simular o tempo que falta para se aposentar e o valor a receber em cada uma das 12 situações possíveis. Clique aqui e faça a sua simulação.

Com O Globo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks