A nova versão deve ser preenchida eletronicamente no endereço: https://ceac.state.gov/genniv/. Apesar de as perguntas estarem em inglês, os solicitantes poderão obter a tradução para o português, bastando passar o cursor sobre o texto.
Ao se apresentar para a entrevista no consulado, o interessado deve ter em mãos a página impressa da parte que contém o código de barras. O DS-160 é um formulário inteligente, de múltipla escolha e está sendo adotado, segundo o consulado, como forma de reduzir o tempo de espera no dia da entrevista.
De acordo com o consulado americano em São Paulo, outra mudança visando à maior rapidez no atendimento ocorrerá a partir do próximo dia 19, quando haverá restrição da entrada de solicitantes com o porte de telefones celulares, ipods, pen drives e outros equipamentos eletrônicos. A unidade de atendimento na Rua Henri Dunant, 500, na Chácara Santo Antônio, é o posto que mais emite vistos dos EUA.
O consulado justificou que, atualmente, esses equipamentos são armazenados após a entrada do solicitante no prédio, consumindo, portanto, mais tempo até a realização da entrevista. Para obter mais detalhes, os interessados podem consultar as páginas da instituição na internet: http://www.embaixadaamericana.org.br/?action=materia&id=8773&itemmenu= e http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR
Agência Brasil