Logo

Você sabe a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco? Confira cinco vantagens de ser um cooperado

Qual é a importância e o diferencial de uma cooperativa? Além de representar um sistema que estimula o desenvolvimento social e econômico de toda a comunidade, oferece linhas de crédito acessíveis a empreendedores e trabalhadores e ainda uma espécie de divisão de resultados entre todos os cooperados, um propósito diferente dos bancos tradicionais.

Imagem ilustrativaImagem ilustrativa

Para entender melhor como é o funcionamento desse tipo de instituição confira abaixo, com Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, cinco vantagens em se associar a uma cooperativa de crédito.

1. Retorno das sobras entre os cooperados

As cooperativas são instituições sem fins lucrativos, o que significa que todas as receitas obtidas são utilizadas para o pagamento dos custos relacionados a estrutura e funcionários. “O que sobra desse valor retorna para os cooperados no fim do ano, de acordo com as movimentações de cada um. Quanto mais serviços utilizados maior será essa participação. Na prática, todos são sócios da cooperativa. Na Viacredi, R$ 118 milhões retornarão aos cooperados, como resultado do ano de 2019”, explica Vanildo. Essa é uma maneira de fazer com que o dinheiro retorne e continue a ser investido na comunidade. Na empresa, além do retorno das sobras, os cooperados também participam de votações e de importantes questões referentes à cooperativa, como foi o caso da expansão para o Paraná.

2. Taxas especiais e linhas de crédito atrativas

As cooperativas conseguem oferecer para o público linhas de crédito com taxas de juros abaixo da média de mercado, que colaboram para a realização dos sonhos de cada cooperado e também para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, por exemplo. “Procuramos entender cada empreendedor para oferecer as melhores opções. É uma opção para pessoas que não conseguem taxas especiais e linhas de crédito em outras instituições financeiras”, afirma Vanildo. Cooperativas de crédito, como a Viacredi, oferecem diversas oportunidades de investimentos, previdência, cartões, seguros, consórcios, emissão de boletos, folha de pagamento, entre outros serviços, e seus cooperados não pagam taxa de manutenção de conta, por exemplo.

3. Educação financeira

As cooperativas buscam oferecer as melhores opções para seus associados e para isso também realizam investimentos em educação financeira, com cursos, palestras e treinamentos presenciais e à distância sobre o assunto. A Viacredi, através do PROGRID – Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade – oferece cursos, palestras, teatros e encontros de negócios de maneira gratuita, além de uma plataforma online com cursos de inglês, Excel, ferramentas Adobe, gestão, ética, administração, inovação, entre outros assuntos de desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, também há um trabalho com as escolas para levar educação financeira a crianças e adolescentes, eventos culturais, além de outros programas sociais e educacionais.

4. Proximidade com a comunidade

O trabalho das cooperativas de crédito colabora de maneira especial para o desenvolvimento de comunidades e bairros específicos, uma vez que o dinheiro investido retorna à comunidade e sua economia local, seja por meio do investimento das sobras ou da realização de atividades educacionais, mas principalmente pelo estímulo à geração de negócios, empregos e renda. “A Viacredi oferece incentivo para que os empreendedores participem de feiras de negócios, apoia iniciativas de desenvolvimento e oferece aos cooperados as orientações de consultores de negócios. Essa é a chamada economia colaborativa, em que o cooperado, a cooperativa e toda a comunidade se ajudam e crescem juntos”, ressalta.

5. Atendimento personalizado

Pela proximidade com a comunidade, essas instituições financeiras oferecem um atendimento mais personalizado e próximo à população. O objetivo é especialmente entender as necessidades e quais os serviços e produtos mais adequados a cada pessoa. Além dos postos de atendimento presenciais, os cooperados da Viacredi também podem contar com canais digitais como o aplicativo, conta online, caixas eletrônicos e redes sociais.

Com Vanildo Leoni



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks