Menu

Banco Central estuda permitir saque de dinheiro em comércios

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nessa quarta-feira (12), em entrevista à Globonews, que a instituição estuda uma forma de permitir que saques de dinheiro em comércios, em vez de apenas em bancos ou em caixas eletrônicos.

Foto: USP ImagensFoto: USP Imagens

Campos Neto afirmou que o banco tem recebido queixas de moradores de municípios que não têm agências bancárias, fazendo com que a população nesses locais tenha dificuldades em sacar dinheiro.

O serviço funcionaria como uma "compra de dinheiro". Por meio do cartão do banco, o consumidor faria o saque diretamente na loja. O custo para o consumidor, afirmou Campos Neto, deve ser o de uma taxa de serviço.

Segundo ele, a medida também beneficiaria lojistas que poderiam ter redução no custo de transporte de valores, já que parte do dinheiro das vendas do dia poderia ser sacada pelos consumidores. 

Hoje, muitos lojistas contratam empresas de transporte de valores para levar o dinheiro das vendas ao banco. Permitindo que correntistas de qualquer banco façam saque em comércio, o volume de dinheiro nas mãos dos comerciantes diminuiria, reduzindo custos de transporte e riscos relacionados à segurança.

Campos Neto afirmou que o sistema ainda está em estudo e não há previsão para o sistema entrar em vigor.

Da Redação com Super Notícia




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados