Todo ser humano busca propósito na vida. Ele pode ser perseguido de diversas maneiras, seja a curto ou médio prazo; no trabalho diário ou em feitos menos frequentes. As buscas são individuais, mas todas elas têm sua própria trajetória – com começo, meio e fim.
Certificados e diplomas são expressões comuns da realização de novas etapas. Pode ser a obtenção de uma carteira de motorista, a finalização de um curso formal ou mesmo um documento simbólico, para fazer constar a participação numa atividade em grupo. Mas só quem já teve que criar um certificado sabe como é difícil fazê-lo!
O propósito deste artigo é dar algumas dicas básicas para facilitar esse processo de criação, de modo que até alguém em idade escolar seja capaz de compor certificados, emblemas e afins sem grandes dificuldades.
01 – Escolher uma ferramenta
O primeiro passo é escolher uma ferramenta para criar o documento. Com as facilidades do mundo digital, vamos deixar as possibilidades do processo de criação manual de lado e focar numa ferramenta virtual.
Há muitas opções, mas uma das mais práticas é o programa Adobe Spark. Ele é leve e fácil de baixar e pode ser usado, em grande parte, de maneira gratuita, num computador ou num celular.
02 – Comece “do começo”
A ferramenta que escolhemos é rica em opções. Ela é dividida em categorias temáticas de imagens. A primeira coisa que você vai querer fazer é escolher um tamanho para o documento que pretende criar.
Escolha, no menu, a opção do tipo de formato que você quer montar – no caso, um certificado, diploma ou outro documento. Você poderá escolher a proporção da peça ou o formato com base no meio que pode veiculá-lo eventualmente (como em redes sociais).
03 – Explore as opções
O documento poderá ser composto facilmente, com base na combinação de elementos básicos, que o Adobe Spark oferece:
- Tema/modelo
- Imagens
- Tipografias
Vale a pena identificar quais são as opções mais bonitas em diversos estilos disponíveis no Sparkantes de decidir combinar os elementos. Assim, evita-se errar ou ter que mudar no meio um projeto já começado porque se descobriu opções mais interessantes somente no meio do processo.
Tenha em mente que os temas/modelos são o “cenário” do certificado, que ficará de fundo para escritas e eventuais imagens. Também enquadrará os outros elementos.
04 – Identifique o que você precisa
Uma vez que explorou as opções de elementos e já conhece um pouco de cada coisa, pode começar a montar.
Essa é a hora de “filtrar” aquilo que acabou de explorar num documento que sirva aos seus propósitos. A necessidade é o primeiro critério de escolha. Um documento mais formal permite escolher apenas modelos mais limpos, sem muitos detalhes e elementos.
Já um certificado mais simples, ou até lúdico, poderá permitir usar mais elementos, mais cores e ter mais liberdade, de modo geral.
Outra coisa crucial para definir o tom do projeto que se monta é a escolha das letras (tipografia). Fontes mais manuscritas, clássicas, costumam servir bem a documentos formais elegantes. Fontes simples, geométricas e retas, também podem ser interessantes em certificados.
A combinação da letra simples na maior parte do documento com o nome numa letra manuscrita pode ser ideal para chamar atenção para o nome da pessoa certificada, sem roubar a atenção para o resto do documento, por exemplo.
05 – Dimensão e proporção
Na hora de posicionar letras e imagens no certificado, preste atenção no tamanho desses elementos e na proporção que ele mantém com o resto do documento.
Idealmente, é interessante experimentar até chegar na solução adequada. Curiosamente, o espaçamento e os “respiros” (grandes espaços vazios entre os elementos) têm grande importância em atingir um resultado harmônico.
Perceba que nem todas as tipografias e imagens estão disponíveis gratuitamente – embora tenha um bom acervo delas.
06 – Baixar e compartilhar
Ao final, você poderá baixar o arquivo pronto. Também poderá compartilhar o resultado, especialmente pela criação de um link.
A depender do formato da produção, outros meios de distribuição do resultado serão possíveis. Assim você pode colocar em uma rede social como o LinkedIn e impressionar possíveis recrutadores.
Essas dicas servem para a criação de uma bela peça visual sem a necessidade de formação específica em design. Com algum tempo livre para explorar a ferramenta, você certamente obterá resultados satisfatórios – e estará um passo mais próximo de documentar mais um momento importante da vida.
da redação