O domingo de Páscoa trará uma oportunidade para o público matar saudades da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para celebrar a data religiosa, vinte músicos da companhia se apresentarão dentro do projeto Orquestra Virtual, interpretando “Ave Maria”, de Pietro Mascagni. O vídeo da performance poderá ser acompanhado pelo Instagram e Facebook.
A orquestra contará com o reforço do solista Santiago Martínez e será regida pelo maestro Sílvio Viegas. “Os músicos pretendem enviar uma mensagem de paz, amor e alegria para aqueles que não podem sair de suas casas”.
A Orquestra Virtual é uma das iniciativas para levar o Palácio das Artes aos lares em tempos de Covid-19. O projeto Palácio em sua Companhia já apresentou um trecho de Eine Kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus Mozart, e somará ao seu repertório ainda apresentações das coralistas Melina Peixoto, interpretando a célebre ária “Quando me´n vo´”, da ópera “La Bohème”, de Giacomo Puccini
A proposta também mostrará ao público o processo criativo e os bastidores das produções, dicas e reflexões das artes por curadores, além de conteúdo informativo na arte e na cultura, com materiais produzidos pelos professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart).
A programação também compreenderá transmissões de concertos do Coro e da Orquestra e apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes gravados no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
Já à tarde, ainda no espírito sacro da Páscoa, o tenor italiano Andrea Bocelli também interpretará uma obra de Pietro Mascagni, “Sancta Maria”, durante apresentação na histórica Catedral de Milão (Duomo di Milano).
O evento ganha um caráter especial por se tratar de uma das regiões mais assoladas pela pandemia do novo coronavírus. A cidade de Milão registrou mais de 12 mil casos da doença, que já infectou mais de 54 mil pessoa na província da Lombardia, região da Itália mais afetada pela Covid-19.
Na província, o número de mortos pelo novo coronavírus já passou de 10 mil, dentre os 18 mil óbitos confirmados em todo o país.
Não haverá espectadores presentes e o acesso será estritamente proibido ao público.
O espetáculo será transmitido exclusiva e diretamente em todo o mundo no canal de YouTube do tenor, a partir das 14h, no horário de Brasília.
O Duomo está atualmente fechado ao público e abrirá suas portas para Andrea Bocelli, que será acompanhado apenas pelo organista da catedral, Emanuele Vianelli. O repertório também incluirá “Ave Maria” ( Bach/Gounod).
Com Hoje em Dia