Acordo prevê bolsas de estudo, harmonização das legislações sanitárias, debate sobre novas tecnologias e produção bilateral de pesquisas.
Os ministros José Gomes Temporão (Brasil) e Ana Jorge (Portugal) assinaram acordo de cooperação bilateral que prevê ações de capacitação de profissionais, programas de bolsas de estudo, intercâmbio de pesquisas, trocas de experiências e boas práticas em Oncologia, Saúde Mental, Saúde do Idoso e Atenção Básica, com destaque para medidas de prevenção. Outra importante parceria foi firmada entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de Portugal (Infarmed).
A cooperação foi formalizada durante o simpósio “Saúde – 200 Anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil (de 1808 a 2008)”, que terminou nesta quarta-feira (5) em Lisboa. “Conseguimos construir acordos inéditos, mais estruturados e mais consistentes, que não existiam entre os dois países”, afirmou o ministro Temporão.
INTERCÂMBIO – Para Paulo Buss, presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e integrante da comitiva brasileira, na área de ensino, pesquisa e gestão, o acordo é um importante instrumento para o desenvolvimento das ciências médicas e da saúde pública dos países. “Além dos traços culturais, Brasil e Portugal possuem características comuns, como sistemas de saúde universais, de acesso gratuito, financiado pelo Estado. As abordagens tecnológica e de gestão podem ser aproveitadas pelos dois governo”, afirmou Buss, um dos principais articuladores do evento e dos acordos.
AGÊNCIA SAÚDE