Uma norte-americana acabou viralizando nas redes sociais após relatar ter descoberto que uma mancha escura na unha do polegar era um câncer. Maria Sylvia convivia com o melanoma subungueal, popularmente conhecido como câncer de unha, há de 10 anos.
Através do TikTok, ela explicou que percebeu a mancha pela primeira vez em 2012, quando ainda era bem fina e pálida. Com o tempo, Maria se consultou com alguns médicos para descobrir do que se tratava a marca, mas o diagnóstico só veio com uma biópsia feita neste ano.
Em duas semanas desde a publicação, o vídeo acumula mais de 15 milhões de visualizações no TikTok.
“Não tinha nenhum problema e não sentia nenhuma dor, então pensei que não era nada”, relatou a americana. “Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia e, no fim de janeiro, descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso é um câncer em baixo da unha”, completou.
Após o resultado, Maria Sylvia precisou se submeter a uma cirurgia de retirada da unha e de parte do osso do polegar, além do enxerto de um pedaço de pele do braço no dedão dela. Já recuperada, a norte-americana relatou que novos exames confirmaram que não há mais células cancerígenas no local.
@invrfoundwaldo I wish I were joking lol but i have some awesome photos #SmoothLikeNitroPepsi #theadamproject #cancer #darkhumour #fml #myjourney ♬ original sound – kooze
Comum nos dedos polegares, o melanoma subungueal atinge tecidos da parte de baixo das unhas das mãos e dos pés e, por ser parecido com um hematoma ou uma infecção simples, é difícil de ser diagnosticado.
Assim como o caso da americana, pacientes podem apresentar uma pigmentação mais escura na unha. Além disso, também é comum que fragilidade e sangramentos aconteçam no ponto afetado.
Com Itatiaia e Daily Mirror