As imagens de um clarão, acompanhado de um estrondo, emergiu no céu de Goiás na noite desse sábado (9) se multiplicam nas redes sociais. Os vídeos, que deixaram admirados os moradores de diversas cidades do estado, registraram a passagem de um meteoro do tipo bólido.
O registro foi feito por um casal de Aparecida de Goiânia.
Em seu perfil, a esteticista Sarah Lauck relatou que, por volta das 22h16, o namorado, Daniel Bsilef, a alertou que o meteoro cruzava o céu.
“Ele estava bebendo um gole de cerveja, até engasgou na hora, e apontou para o céu assustado”. Em seguida, ela pegou o celular, abriu a câmera e começou a gravar. “Foi um reflexo mesmo”, conta. “Deu uns 10 segundos no total a passagem dele. Foi o maior que já vi, muito lindo”, prosseguiu Lauck.
Há dois anos, em Goiânia, Daniel já tinha registrado a passagem de outro meteoro do mesmo tipo. “Agora somos o casal bólido”, brincou a mulher.
Os meteoros do tipo bólido são considerados mais brilhantes, pois emite luz ao explodir na atmosfera. Nos registros, é possível ver o clarão.
Nas redes sociais, outros internautas também relataram que viram e ouviram a passagem da bola de fogo em outras localidades, como Anápolis, Trindade e Goiânia. “Extraordinário! Nunca tinha visto antes”, descreveu uma usuária.
E não é que caiu um meteoro perto de Goiânia na noite deste sábado, 9? @Astronomiaum pic.twitter.com/UyN7ZLXGYL
— Helder Barbosa (@helder_barbosa) April 10, 2022
O diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, também comentou sobre o meteoro. “Além do expressivo brilho (acompanhado de estrondo sônico e possivelmente tremor, o curioso deste fenômeno é que foi registrado pelo Daniel Basilef: o mesmo que fez o surpreendente registro de 2020. Traduzindo: o Daniel basicamente ganhou na Sena, pois foi o autor dos dois únicos registros importantes de meteoros a partir de Goiânia”, escreveu em seu perfil.
Da Redação com R7