Uma empresa de tecnologia em Franca, em São Paulo, reduziu a jornada de trabalho dos funcionários de cinco para quatro dias. Além de não gerar corte nos salários, os trabalhadores têm direito a um vale de R$ 400 para gastar com filmes, livrarias, cinemas, shows, teatros e aplicativos de música. A intenção é de que os funcionários estejam mais descansados e, consequentemente, mais produtivos.
“O maior objetivo de ter essa folga na semana é proporcionar momentos de cultura, de lazer, de conexão com a família, conexão pessoal, e fazer as pessoas ficarem mais revigoradas para trabalhar melhor nos outros dias que elas precisam trabalhar”, disse o diretor da empresa Leandro Pires ao G1.
A NovaHaus, que tem cerca de 40 funcionários, realiza o teste desde março. No local, além do fim de semana, eles folgam às quartas-feiras.
Apesar de a jornada reduzida ser adotada em alguns países, no Brasil existem poucas empresas que atuam neste modelo. Conforme o advogado especialista em direitos trabalhistas Renato Barufi, que citou como exemplo Japão, Inglaterra e Estados Unidos, pesquisas avançadas apontam que a diminuição da carga horária contribui para um profissional “mais focado” e “mais produtivo”.
Os testes da empresa devem encerrar em novembro. Depois, ela decidirá se continuará com essa jornada. Mas, tudo indica que ela vai permanecer, já que os trabalhadores estão mais produtivos.
“Tirar essa folga no meio da semana é indescritível, porque você tira um tempo para você. Eu estou me cuidando mais, estou descansando mais, e eu sinto que a equipe está rendendo mais. Vale a pena, recomendo para todas as empresas”, contou a animadora 2D Larissa Hamuy ao G1.
Com Itatiaia