Um levantamento do Google Trends divulgado nesta semana mostra que Minas lidera as buscas pela palavra ‘cerveja’ na ferramenta. Santa Catarina e Goiás ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, no ranking de interessados no assunto.
Segundo o documento, as buscas gerais por cerveja e vinho bateram recorde na pandemia, em 2020. Os dados mostram ainda que o interesse geral por bebidas cresceu nos últimos dez anos. Entre 2012 e 2022, as buscas por cerveja subiram 60% e por vinho, 120%. Minas também aparece entre os mais interessados em assuntos como: viagem (4º), lâmpada LED (2º) e MEI (5º).
As informações fazem parte do Relatório Google Trends Eleições 2022, que mostra o que o brasileiro mais pesquisou na internet entre janeiro e junho de 2022, e também nos últimos anos, em cinco áreas: Economia, Saúde, Educação, Segurança e Meio Ambiente. O relatório afirma que o comportamento de busca é um termômetro para investigar o mundo interior de quem usa a plataforma e é capaz de revelar bastante sobre o que as pessoas querem.
Os dados são relevantes também para conhecer sobre angústias e desejos de parte expressiva da população. Violência doméstica, por exemplo, foi o crime mais buscado no Brasil este ano. Segundo a Google, em se tratando de período eleitoral, o relatório visa ainda contribuir com o debate público sobre o que os brasileiros querem para o país, podendo auxiliar na criação de políticas públicas e nortear candidatos.
Metodologia
Para definir os assuntos mencionados no relatório, foram consideradas as principais categorias e as 5 mil palavras mais buscadas nos últimos três anos. Também foram analisados os dados por recortes temporais e regionais.
Confira os assuntos mais buscados no Google:
- Em Economia, o brasileiro buscou muito por vagas de trabalho, salário mínimo, inflação, benefícios sociais, moradia, empréstimo, dólar e emprego.
- Em Saúde, a palavra mais buscada foi SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao patamar mais alto de interesse do Google durante a pandemia, em agosto de 2021. O assunto continuava em alta de janeiro a junho de 2022. Segundo o relatório, o interesse pelo SUS quase dobrou (+90%) na comparação do primeiro semestre de 2022 com o de 2017. Em dez anos, a alta foi de 265%. Ainda em Saúde, os usuários buscam também por dor, remédio, vida saudável, saúde da mulher e doenças.
- Em Educação os brasileiros procuraram referências sobre ensino, cursos, lazer e religião.
- Em Segurança o interesse foi em criminalidade, crimes virtuais, direitos e defesa.
- Já em Meio Ambiente os brasileiros pesquisam mais sobre clima, desmatamento, energia e sustentabilidade.
Com Hoje em Dia