A alta do preço de produtos de higiene, como sabonete e shampoo, força muitos brasileiros a mudar os hábitos para economizar. Em algumas situações, o sabonete, que registra alta de 42% até o segundo trimestre deste ano, não faz mais parte do banho. A pesquisa foi feita pela Consultoria Kantar aponta que um em cada cinco brasileiros passou a tomar banho sem sabonete, situação que afeta 31% da população.
É o caso do aposentado Edson Rodrigues. “O certo é tomar banho duas vezes ao dia, mas agora não está dando para tomar duas vezes. Uma vez por dia está bom demais e sem sabonete”, disse.
Já a técnica de enfermagem Elisa Aparecida Campos ainda não cortou o sabonete, mas diminuiu a quantidade de shampoo. “Sabonete tem que ter. Só o shampoo que economiza, né? Lavo (o cabelo) um dia sim, um dia não”.
O caminhoneiro José Ronaldo Ramos Silva não abre mão do banho e diz que já tomou sem sabonete várias vezes. “Mesmo se for usar pouco esses itens, eu tomo. Se precisar tomar um banho sem sabonete, vai assim mesmo. Já fiz várias vezes. Negócio é tirar o suor do corpo”, ressaltou.
Levantamento
A pesquisa foi feita pela Consultoria Kantar aponta que 68% dos brasileiros tomam dois banhos por dia. Além disso, mostra que o consumo de produtos de higiene para os cabelos teve queda de 4% entre o 1º e 2º trimestres deste ano.
O economista e professor do Ibmec, Márcio Salvato, analisa o cenário. “Você tem duas atuações: o Brasil está com crescimento baixo por um período prolongado, desde 2014. A gente ainda não conseguiu recuperar o patamar de 2014. Isso significa que o nível de renda afeta o padrão de consumo. E também você tem um problema de preço relativo. Os preços desses produtos da área de higiene estão subindo mais do que outros e as pessoas começam a substituir esses produtos que, para alguns, são considerados até mais supérfluos”.
Para o professor, a pesquisa aponta o comportamento das pessoas. “Começam primeiro cortando o shampoo e condicionador, depois começam a comprar também menos sabonete e tem esse efeito que a pesquisa aponta, uma redução do uso desses itens”.
Com Itatiaia