Uma doação de coração foi impedida por conta dos bloqueios impostos a rodovias pelo Brasil desde segunda-feira (31). Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) vêm interditando as vias em protesto contra o resultado das urnas, que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o novo presidente da República.
Na própria segunda, uma das manifestações impediu diversos acessos ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com isso, uma equipe médica não conseguiu se deslocar para buscar o coração que seria doado em Goiás.
A informação foi inicialmente divulgada pela TV Anhanguera, afiliada goiana da TV Globo. A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que o órgão nem chegou a ser capturado, porque não houve aceite por parte de São Paulo. A pasta na capital paulista afirmou, ainda, que o bloqueio nas estradas impossibilitou a logística de transporte do órgão.
A recomendação é que o coração deveria ter chegado ao paciente em até quatro horas, prazo que não poderia ser cumprido por conta das retenções. Por um lado, a Saúde de Goiás afirmou que não encontrou receptor compatível para o coração no Estado ou no Distrito Federal, mas disse que cinco pessoas puderam ser beneficiadas por doações de outros órgãos do paciente.
Com Itatiaia