Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tentaram invadir a sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília, nessa segunda-feira (12).
O movimento ocorreu após prisão do cacique e pastor evangélico, Tserere Xavante. Ele foi detido temporariamente após um pedido da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal (STF), por compartilhamento de notícias falsas
?? AGORA: Bolsonaristas tentam jogar ônibus de cima de um viaduto em Brasília. pic.twitter.com/Fy9UqvRi9S
— Eixo Político (@eixopolitico) December 13, 2022
Inconformados com a decisão do STF, por volta das 20h, os manifestantes depredaram cerca de dez carros e atearam fogo em um ônibus. Mais tarde, a partir das 21h, começaram a erguer barricadas e fechar a via W3 Norte, uma das principais de Brasília. Neste momento, um segundo ônibus foi incendiado.
? Imagens mostram o lado externo da 5ª Delegacia de Polícia, que fica no centro de Brasília. pic.twitter.com/Jt89XHEoQd
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) December 13, 2022
Um trabalhador da região, que não quis se identificar por motivos de segurança, teve o carro complementarmente destruído.
As forças de segurança de Brasília tentam conter a manifestação. Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) e Polícia Federal (PF) agiram para dispensar os manifestantes. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.
Polícia Militar usa gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar vândalos que atacaram sede da PF em Brasília. Veículos particulares e ônibus foram incendiados. O hotel onde estão integrantes do governo de transição, que fica próximo ao local, recebeu reforço na segurança pic.twitter.com/rTEO6U8SZD
— Renato Souza (@reporterenato) December 13, 2022
Da redação com O Tempo e Jornal de Brasília