Um casamento foi cancelado após uma noiva brincar e dizer “não” à pergunta do juiz de paz durante os votos na cerimônia. Ela tentou voltar atrás, mas o celebrante não permitiu e anulou o casório, conforme manda o Código Civil (entenda mais abaixo). Mas será que eles conseguiram se casar depois disso?
Apesar de ter ocorrido em 2016, o vídeo do momento inusitado do casamento entre Mirian Ferraz e Vanildo Vieira viraliza nas redes sociais nesta semana, em fevereiro de 2023. Durante o registro, é possível perceber que o clima do ambiente mudou bastante após a reação do celebrante (assista abaixo).
VÍDEO: Noiva diz ‘não’ de brincadeira e tem casamento cancelado por juiz de paz pic.twitter.com/i12CzuLLC5
— Sete Lagoas.com.br (@SeteLagoas) February 15, 2023
Primeiramente, a pergunta foi feita para o noivo, que aceitou. Logo depois, o juiz pergunta à mulher: “é da sua livre e espontânea vontade casar-se com Vanildo?”. Mirian responde que não, e logo depois, que sim. No início, todos riram, inclusive os noivos.
Porém, o juiz de paz não gostou da “zoeira” e cancelou tudo, afirmando que o casamento não poderia mais acontecer. “Não pode brincar. Não tem desculpa. É sério. Infelizmente, hoje, não vai casar, não”.
O que diz a lei?
De acordo com o artigo 1.514 do Código Civil, o casamento se realiza no momento em que ambos os membros manifestam, perante o juiz, a vontade de estabelecer um vínculo conjugal.
Para cancelar a cerimônia, o juiz de paz do casamento também se embasou no artigo 1.538 do Código Civil. O trecho estipula a suspensão imediata da celebração, em caso de recusa de uma das pessoas. Leia:
Art. 1.538. A celebração do casamento será imediatamente suspensa se algum dos contraentes:
I – recusar a solene afirmação da sua vontade;
II – declarar que esta não é livre e espontânea;
III – manifestar-se arrependido.
Parágrafo único. O nubente que, por algum dos fatos mencionados neste artigo, der causa à suspensão do ato, não será admitido a retratar-se no mesmo dia.
No fim, teve casório?
Com a viralização do vídeo, descobriu-se que o momento aconteceu anos atrás, em 2016, na cidade de São Paulo. O programa Fofocalizando, do SBT, entrevistou o casal Mirian e Vanildo sobre o acontecimento inusitado.
“Comecei a ficar tremendo. Ele fez a pergunta, e na hora, deu um branco. Falei não, e sim”, contou. “Meu céu desabou. Caramba, e agora, não vamos casar?”. O noivo Vanildo, por sua vez, se mostrou chateado com a brincadeira. Mirian revelou que ele até disse: “Se eu não casar hoje, não caso mais”.
“A gente não tinha dinheiro para fazer festa, tinha pouca condição. A viagem que fizemos, os parentes ajudaram”, disse Vanildo, que não esperava a brincadeira da noiva.
Depois do susto, um final feliz! Os dois pombinhos conseguiram se casar, após o noivo e a fotógrafa do evento convencerem o juiz de paz a retomar a cerimônia horas depois, no mesmo dia. Hoje, o casal Mirian e Vanildo tem uma filha de 2 anos e 4 meses, que fez uma participação na entrevista.
da Redação com BHAZ