Vários países suspenderam a importação de carne bovina do Brasil após um caso de vaca louca ser confirmado em uma fazenda no Pará. China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne bovina de todo o Brasil, enquanto a Rússia impôs um embargo à carne exportada do Pará. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (2).
Como medida de precaução, o Brasil já havia suspendido a exportação de carne bovina para a China. Apenas uma planta frigorífica no Pará possui habilitação para exportar carne bovina para a Rússia.
O laboratório confirmou que o caso de mal da vaca louca é atípico no Brasil.
O Ministério da Agricultura confirmou que o caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) detectado em Marabá, no Pará, é do tipo H, considerado atípico. O animal infectado foi um macho de 9 anos de idade. As amostras foram enviadas para o laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no Canadá.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou imediatamente o resultado da amostra ao presidente Lula e iniciou o processo de comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas para reverter o embargo à exportação de carne bovina.
O Ministério está tomando as providências sanitárias necessárias para que as exportações sejam restabelecidas o mais rápido possível.
Da redação, Djhessica Monteiro.
Fonte: O Tempo.